Roteiro de Sedução/Manipulação
- Alexei Caio
- 23 de jan. de 2020
- 1 min de leitura
Sedução é encanto, fascinação e atração. É a arte de conquistar a confiança de alguém e torná-la uma “parceira(o) no relacionamento”, quando bem intencionado(a). No amor, no sexo, ou nas relações pessoais e comerciais.
A manipulação é um tipo de influência social que visa mudar o comportamento ou a percepção dos outros por meio de táticas indiretas, enganosas ou dissimuladas. Ao promover os interesses do manipulador, muitas vezes à custa de outro, tais métodos podem ser considerados exploratórios e desonestos (abusivos).
Eu te manipulo, ou te deixo com pouca liberdade (inconsciente), para que você ao final me retorne: atenção, bens, favores, como forma de equilibrar uma “balança” desequilibrada que foi construída na mente do manipulado.
O manipulado se deixa levar, em grande parte, de forma inconsciente para uma situação em que este deve “equilibrar” uma balança desequilibrada (imposta ou forçada) com base em baixa autoestima, desempoderamento e relação abusiva.
Agora em uma boa relação é necessária energia em constante movimento: eu faço um pouco, ela(e) faz um pouco.
Eu pago uma conta, o(a) outro(a) cuida de coisas importantes.
Poucas vezes percebemos que, quando entramos neste jogo de dar demais numa relação, estamos na verdade querendo prender a outra pessoa.
É uma forma de manipularmos: nos tornamos imprescindíveis.
Ao ponto que, uma hora, o outro não aguenta, e desiste.
Pela respiração, vamos devagar, uma vez ou outra, entrando em contato e ficando conscientes das relações que aceitamos ou fazemos parte (boas ou não). Com responsabilidade emocional, estabelecendo “novos” limites com amorosidade e presença, sem identificação, anestesia ou dramas.

Comments