top of page

Os textos aqui utilizados são releituras e/ou partilhas de outros textos e autores. Em alguns casos, tem minha contribuição pessoal. Se está disponibilizado aqui, com muita certeza tem meu olhar e meu acolhimento. Eu aproveito e muito o meu tempo para compartilhar coisas boas e acrescentando algumas coisas.

Outro ponto importante sobre a publicação destes textos é que são para uma auto-reflexão. Ver como o texto nos “toca” e desperta. É um lindo exercício de auto-observação e identificação.

Não são fórmulas de solução ou “receitas” de bolo para a respectiva “dor”. Existem, na nossa diversidade, diversas soluções para as diferentes dores para cada momento de cada um. ;-)

Existirão textos que apontarão para desconfortos maiores interiormente e que por inconsciência iremos projetar para fora. Peço que se observe e se trate o melhor possível. Todos estamos caminhando em nossas jornadas.

Também partimos da base de que não podemos saber o grau de dificuldade que o outro enfrenta ou está em seu momento de vida, nem da profundidade de suas feridas que têm relação ao assunto tratado. Tudo no seu devido tempo. Partimos da base também, que a outra pessoa provavelmente vai demorar a curar seu padrão (igualmente nós nos demoramos com os nossos) e que provavelmente, terá que fazer muitos alinhamentos/trabalhos, sendo mostrado uma e outra vez, quando ela repete seu padrão (sobre esse assunto pode-se chegar a acordos ao final da comunicação). Precisamos lembrar que possivelmente estamos lidando com pontos cegos, tanto da outra pessoa como com os nossos, e que isto leva tempo para ser processado.

Fiquem bem !

“Bypass Espiritual”

  • Foto do escritor: Alexei Caio
    Alexei Caio
  • 30 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

“Ninguém se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas sim por tornar consciente a escuridão”.- Carl Gustav Jung


Fiz um texto sobre esse tema em 24 OUT 2019, e vale reler-lo novamente para ver as pequenas diferenças entre o anterior e este.


Segue o link para tal:


Retirado e complementado de: Livro As Diferentes Dimensões Humanas - Fanny Van Laere


O termo “bypass espiritual” foi cunhado pelo psicólogo John Welwwod na década de 1980.

Se referia a uma tendência ou padrão de fugir ou evitar de maneira inapropriada os desafios emocionais, psicológicos ou pessoais através de praticas ou crenças espirituais.


O bypass espiritual ocorre quando alguém utiliza a espiritualidade como uma forma de fugir ou evitar seus problemas internos e emocionais.”


Podem ser de maneira completamente inconsciente ou consciente.

Cada um no seu tempo e nível de percepção.


“No lugar de abordar de maneira direta e honesta as dificuldades, tenta escapar delas através de técnicas espirituais, crenças ou filosofias, são a assinatura de quem pratica o bypass espiritual.

Como por exemplo:


  1. Negar ou reprimir emoções: utilizar a crença de que “Tudo é amor” ou que “Tudo é uma ilusão”, para evitar enfrentar ou processar emoções difíceis como a dor, o medo ou a tristeza (na respectiva camada profunda). #sqn

  2. Foco excessivo na positividade (positividade tóxica): Crer que só deve se manter uma atitude positiva e evitar qualquer emoção ou experiência “negativa”, sem explorar e aprender as lições que estas podem trazer. #sqn

  3. Evitar a responsabilidade pessoal: culpar as circunstancias externas, karma ou destino pelas dificuldades no lugar de assumir responsabilidade pessoal e buscar soluções praticas. #sqn

  4. Fugir das relações ou compromissos: utilizar a espiritualidade como desculpa para evitar o compromisso emocional ou a responsabilidade relacionais, crendo que um deve estar “desapegado” ou desligado dos vínculos pessoais. #sqn

  5. Julgar ou menosprezar os outros: usar a espiritualidade como uma forma de se sentir superior ou julgar aqueles que não seguem uma determinada prática ou crença espiritual. #sqn


Cabe ressaltar que todos podemos e geralmente caímos na armadilha do Bypass, e em alguma medida, ou em algum momento do caminho sem que sejamos consciente dele, já que o ego possui uma astucia particular para encontrar maneiras de nos cegar.”


Estes são os famosos pontos cegos. Por isso, a prática de auto-observação, a auto-honestidade e a coragem, são fundamentais para ir desmontando estes mecanismos inconscientes de defesa e de escape do ego.

A espiritualidade autentica não busca fugir ou evitar os desafios da vida, ao invés busca compreendê-los e abordá-los de maneira integral e consciente.

O bypass espiritual é muito contraproducente a longo prazo já que impede um crescimento e uma transformação genuína ao evitar o trabalho interno necessário para enfrentar e resolver os problemas emocionais e psicológicos.


#Esforço pessoal e intransferível! Nada mais simples e obvio ;-)






 
 
 

Comments


2022 - 2023 por AlexeiCaio ©

bottom of page