top of page

Os textos aqui utilizados são releituras e/ou partilhas de outros textos e autores. Em alguns casos, tem minha contribuição pessoal. Se está disponibilizado aqui, com muita certeza tem meu olhar e meu acolhimento. Eu aproveito e muito o meu tempo para compartilhar coisas boas e acrescentando algumas coisas.

Outro ponto importante sobre a publicação destes textos é que são para uma auto-reflexão. Ver como o texto nos “toca” e desperta. É um lindo exercício de auto-observação e identificação.

Não são fórmulas de solução ou “receitas” de bolo para a respectiva “dor”. Existem, na nossa diversidade, diversas soluções para as diferentes dores para cada momento de cada um. ;-)

Existirão textos que apontarão para desconfortos maiores interiormente e que por inconsciência iremos projetar para fora. Peço que se observe e se trate o melhor possível. Todos estamos caminhando em nossas jornadas.

Também partimos da base de que não podemos saber o grau de dificuldade que o outro enfrenta ou está em seu momento de vida, nem da profundidade de suas feridas que têm relação ao assunto tratado. Tudo no seu devido tempo. Partimos da base também, que a outra pessoa provavelmente vai demorar a curar seu padrão (igualmente nós nos demoramos com os nossos) e que provavelmente, terá que fazer muitos alinhamentos/trabalhos, sendo mostrado uma e outra vez, quando ela repete seu padrão (sobre esse assunto pode-se chegar a acordos ao final da comunicação). Precisamos lembrar que possivelmente estamos lidando com pontos cegos, tanto da outra pessoa como com os nossos, e que isto leva tempo para ser processado.

Fiquem bem !

Recordação de Si

  • Foto do escritor: Alexei Caio
    Alexei Caio
  • 6 de jan. de 2020
  • 1 min de leitura

Uma vez que o funcionamento mecânico e repetitivo da personalidade não necessita da consciência, a sensação de Ser acaba se confundido e se perdendo, e a isso se dá o nome de identificação.

Esse processo de identificação gera o estado de adormecimento, que se caracteriza pela ausência de atenção e, portanto, de consciência.

Dentro desse contexto, a Recordação de Si consiste em uma das primeiras e mais importantes ferramentas, uma vez que, visa libertar a sensação de ser e, portanto a própria identidade, do processo de identificação e da personalidade.

A recordação de si é uma técnica que se caracteriza pela capacidade de resgatar uma sensação de ser mais essencial, que deverá ser mantida apesar das flutuações externas dos afazeres do dia a dia e das flutuações internas oriundas dos condicionamentos da personalidade.

A Recordação de Si buscará recolocar o indivíduo em contato com esse eu mais nuclear e essencial, conduzindo-o a recordar-se dele.

Afinal, a própria palavra recordar nos remete à lembrança de algo que foi esquecido.

E é exatamente essa sensação de ser que foi esquecida no momento em que a identificação aprisionou a identidade aos processos mecânicos, ao longo do aprendizado e condicionamento da personalidade.

Dessa identificação nasce uma sensação de ser, adormecida e imersa nos conteúdos da personalidade e que irá formar uma auto imagem que se estabelecerá como ego.

Utilizamos a respiração como ponto chave para exercitar a recordação de si, não de uma forma mecânica ou repetida, mas sim “temperada” pela consciência.

Ficar um pouco mais conscientes da nossa realidade e percepção de mundos (interno e externo).




 
 
 

Comments


2022 - 2023 por AlexeiCaio ©

bottom of page