Recordação de Si
- Alexei Caio
- 6 de jan. de 2020
- 1 min de leitura
Uma vez que o funcionamento mecânico e repetitivo da personalidade não necessita da consciência, a sensação de Ser acaba se confundido e se perdendo, e a isso se dá o nome de identificação.
Esse processo de identificação gera o estado de adormecimento, que se caracteriza pela ausência de atenção e, portanto, de consciência.
Dentro desse contexto, a Recordação de Si consiste em uma das primeiras e mais importantes ferramentas, uma vez que, visa libertar a sensação de ser e, portanto a própria identidade, do processo de identificação e da personalidade.
A recordação de si é uma técnica que se caracteriza pela capacidade de resgatar uma sensação de ser mais essencial, que deverá ser mantida apesar das flutuações externas dos afazeres do dia a dia e das flutuações internas oriundas dos condicionamentos da personalidade.
A Recordação de Si buscará recolocar o indivíduo em contato com esse eu mais nuclear e essencial, conduzindo-o a recordar-se dele.
Afinal, a própria palavra recordar nos remete à lembrança de algo que foi esquecido.
E é exatamente essa sensação de ser que foi esquecida no momento em que a identificação aprisionou a identidade aos processos mecânicos, ao longo do aprendizado e condicionamento da personalidade.
Dessa identificação nasce uma sensação de ser, adormecida e imersa nos conteúdos da personalidade e que irá formar uma auto imagem que se estabelecerá como ego.
Utilizamos a respiração como ponto chave para exercitar a recordação de si, não de uma forma mecânica ou repetida, mas sim “temperada” pela consciência.
Ficar um pouco mais conscientes da nossa realidade e percepção de mundos (interno e externo).

Comments