Os benefícios psicológicos da atividade física/esportes
- Alexei Caio
- 17 de dez. de 2019
- 3 min de leitura
A vida moderna é exigente. Entre as condições para manter a saúde está a necessidade da prática de atividades físicas. Os benefícios psicológicos da atividade física vão muito além da produção de hormônios que garantem a felicidade e bem-estar. Elas também promovem a longevidade, afastam doenças físicas e psicológicas.
Com dito, a atividade física ajuda na produção de hormônios tais como serotonina, dopamina e endorfina. Eles são responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade e também favorecem o metabolismo, a qualidade de pensamentos, as neurotransmissões e muito mais.
Transtornos mentais como esquizofrenia, depressão, ansiedade, TOC, adições, fobias, apoio para cirurgias bariátricas, transtornos pós-traumáticos, entre outros, têm a prática esportiva como parte do integrante do tratamento.
Isso por que se são comprovados e perceptíveis. #e
1) Melhora a autoestima
Um dos principais benefícios psicológicos da atividade física é melhorar a autoestima. Pacientes com depressão, transtorno borderline, ansiedade, transtornos de imagem podem ter o tratamento favorecido com a prática de atividades físicas.
2) Reduz o estresse
A redução do estresse é também um dos principais benefícios psicológicos da atividade física. A atenção requerida e desviada para o controle do corpo, faz que com preocupações muitas vezes provocadas por ansiedade ou transtornos sociais sejam reduzidas a medida que se realiza práticas físicas.
3) Protege o sistema cognitivo, prevenindo doenças degenerativas
Ao estimular a oxigenação do cérebro, as neurotransmissões são favorecidas. Também estimula a memória e afasta pensamentos ruins. Com isso o organismo reduz a produção de cortisol que é descarregado no sangue. Também proporciona a melhora o sistema cognitivo, reduz o envelhecimento precoce das células e promove a longevidade.
4) Reforça o sistema imunológico, severamente prejudicado por doenças mentais
O sistema imunológico costuma ser severamente prejudicado por transtornos psicológicos, facilitando doenças ocasionais, como resfriados, dores de cabeça e problemas do trato intestinal. Ao praticar exercícios, os hormônios da felicidade — serotonina, endorfina e dopamina — se encarregam de reforçar nossos sistemas de defesa. Esses hormônios são produzidos em maiores quantidades pelo corpo graças as atividades físicas.
5) Aumenta a disposição (podendo garantir mais produtividade)
O cansaço e a falta de motivação afeta pessoas que sofrem com diversos transtornos psicológicos. Obviamente a prática esportiva fará com o corpo passe a receber hormônios que garantem nossa disposição e bem-estar. Também favorece a qualidade do sono, e após uma noite bem dormida a chance de ter um dia com mais qualidade é muito maior.
Os benefícios psicológicos da atividade física e a produção de substâncias que dão sensação de bem-estar
Ao longo do texto foi bastante citado que a prática de atividades físicas ajuda na produção dos hormônios da "felicidade".
Como funciona cada um (existem outros menos relevantes) :
1) Dopamina
A dopamina é um neurotransmissor responsável por uma série de funções no cérebro, mas principalmente em funções relacionadas com o controle de movimento, memória e prazer. Hoje sabe-se que o Mal de Parkinson está diretamente relacionado a baixa produção de dopamina e a morte de neurônios. Recomenda-se o consumo de alimentos que favoreçam sua produção tais como abacate, amêndoas, feijão e nozes, assim como a prática de esportes.
2) Serotonina
A serotonina é um neurotransmissor responsável pela qualidade do sono, bom humor, apetite, ritmo cardíaco, funções intelectuais e sensibilidade a dor. Manter a produção de serotonina é fundamental para diversas funções cerebrais que garantem nossa qualidade de vida e principalmente nossa disposição. Alimentos como o chocolate preto, carnes magras, vinho tinto e leite podem contribuir com a produção natural de serotonina, assim como a prática de atividades físicas.
3) Endorfina
A endorfina é um neuro-hormônio produzido pelo corpo, utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso. Ela é produzida pela glândula hipófise. é um hormônio do bem, presente na forma natural do cérebro. É um importante analgésico, ajudando a combater estados de ansiedade, depressão e mantendo o apetite. Ser feliz, ter relações sexuais e comer alimentos que dão prazer, assim como a prática esportiva favorecem a produção de endorfina.
O fato é que todos os médicos costumam recomendar aos seus pacientes realização de atividades físicas. Os pais inserem seus filhos em práticas esportivas, ou de atividade física (manual) tão logo a criança usufrua da atividade e começa a aprender valores para a respectiva idade que surgem através do esporte sadio.
O melhor esporte/atividade física para uma pessoa é aquela que ela gosta, se sente feliz em realizar e se diverte.

Comments