top of page

Os textos aqui utilizados são releituras e/ou partilhas de outros textos e autores. Em alguns casos, tem minha contribuição pessoal. Se está disponibilizado aqui, com muita certeza tem meu olhar e meu acolhimento. Eu aproveito e muito o meu tempo para compartilhar coisas boas e acrescentando algumas coisas.

Outro ponto importante sobre a publicação destes textos é que são para uma auto-reflexão. Ver como o texto nos “toca” e desperta. É um lindo exercício de auto-observação e identificação.

Não são fórmulas de solução ou “receitas” de bolo para a respectiva “dor”. Existem, na nossa diversidade, diversas soluções para as diferentes dores para cada momento de cada um. ;-)

Existirão textos que apontarão para desconfortos maiores interiormente e que por inconsciência iremos projetar para fora. Peço que se observe e se trate o melhor possível. Todos estamos caminhando em nossas jornadas.

Também partimos da base de que não podemos saber o grau de dificuldade que o outro enfrenta ou está em seu momento de vida, nem da profundidade de suas feridas que têm relação ao assunto tratado. Tudo no seu devido tempo. Partimos da base também, que a outra pessoa provavelmente vai demorar a curar seu padrão (igualmente nós nos demoramos com os nossos) e que provavelmente, terá que fazer muitos alinhamentos/trabalhos, sendo mostrado uma e outra vez, quando ela repete seu padrão (sobre esse assunto pode-se chegar a acordos ao final da comunicação). Precisamos lembrar que possivelmente estamos lidando com pontos cegos, tanto da outra pessoa como com os nossos, e que isto leva tempo para ser processado.

Fiquem bem !

Os benefícios psicológicos da atividade física/esportes

  • Foto do escritor: Alexei Caio
    Alexei Caio
  • 17 de dez. de 2019
  • 3 min de leitura

A vida moderna é exigente. Entre as condições para manter a saúde está a necessidade da prática de atividades físicas. Os benefícios psicológicos da atividade física vão muito além da produção de hormônios que garantem a felicidade e bem-estar. Elas também promovem a longevidade, afastam doenças físicas e psicológicas.


Com dito, a atividade física ajuda na produção de hormônios tais como serotonina, dopamina e endorfina. Eles são responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade e também favorecem o metabolismo, a qualidade de pensamentos, as neurotransmissões e muito mais.

Transtornos mentais como esquizofrenia, depressão, ansiedade, TOC, adições, fobias, apoio para cirurgias bariátricas, transtornos pós-traumáticos, entre outros, têm a prática esportiva como parte do integrante do tratamento.

Isso por que se são comprovados e perceptíveis. #e


1) Melhora a autoestima

Um dos principais benefícios psicológicos da atividade física é melhorar a autoestima. Pacientes com depressão, transtorno borderline, ansiedade, transtornos de imagem podem ter o tratamento favorecido com a prática de atividades físicas.


2) Reduz o estresse


A redução do estresse é também um dos principais benefícios psicológicos da atividade física. A atenção requerida e desviada para o controle do corpo, faz que com preocupações muitas vezes provocadas por ansiedade ou transtornos sociais sejam reduzidas a medida que se realiza práticas físicas.


3) Protege o sistema cognitivo, prevenindo doenças degenerativas

Ao estimular a oxigenação do cérebro, as neurotransmissões são favorecidas. Também estimula a memória e afasta pensamentos ruins. Com isso o organismo reduz a produção de cortisol que é descarregado no sangue. Também proporciona a melhora o sistema cognitivo, reduz o envelhecimento precoce das células e promove a longevidade.


4) Reforça o sistema imunológico, severamente prejudicado por doenças mentais

O sistema imunológico costuma ser severamente prejudicado por transtornos psicológicos, facilitando doenças ocasionais, como resfriados, dores de cabeça e problemas do trato intestinal. Ao praticar exercícios, os hormônios da felicidade — serotonina, endorfina e dopamina — se encarregam de reforçar nossos sistemas de defesa. Esses hormônios são produzidos em maiores quantidades pelo corpo graças as atividades físicas.


5) Aumenta a disposição (podendo garantir mais produtividade)

O cansaço e a falta de motivação afeta pessoas que sofrem com diversos transtornos psicológicos. Obviamente a prática esportiva fará com o corpo passe a receber hormônios que garantem nossa disposição e bem-estar. Também favorece a qualidade do sono, e após uma noite bem dormida a chance de ter um dia com mais qualidade é muito maior.


Os benefícios psicológicos da atividade física e a produção de substâncias que dão sensação de bem-estar

Ao longo do texto foi bastante citado que a prática de atividades físicas ajuda na produção dos hormônios da "felicidade".

Como funciona cada um (existem outros menos relevantes) :


1) Dopamina

A dopamina é um neurotransmissor responsável por uma série de funções no cérebro, mas principalmente em funções relacionadas com o controle de movimento, memória e prazer. Hoje sabe-se que o Mal de Parkinson está diretamente relacionado a baixa produção de dopamina e a morte de neurônios. Recomenda-se o consumo de alimentos que favoreçam sua produção tais como abacate, amêndoas, feijão e nozes, assim como a prática de esportes.


2) Serotonina

A serotonina é um neurotransmissor responsável pela qualidade do sono, bom humor, apetite, ritmo cardíaco, funções intelectuais e sensibilidade a dor. Manter a produção de serotonina é fundamental para diversas funções cerebrais que garantem nossa qualidade de vida e principalmente nossa disposição. Alimentos como o chocolate preto, carnes magras, vinho tinto e leite podem contribuir com a produção natural de serotonina, assim como a prática de atividades físicas.


3) Endorfina

A endorfina é um neuro-hormônio produzido pelo corpo, utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso. Ela é produzida pela glândula hipófise. é um hormônio do bem, presente na forma natural do cérebro. É um importante analgésico, ajudando a combater estados de ansiedade, depressão e mantendo o apetite. Ser feliz, ter relações sexuais e comer alimentos que dão prazer, assim como a prática esportiva favorecem a produção de endorfina.


O fato é que todos os médicos costumam recomendar aos seus pacientes realização de atividades físicas. Os pais inserem seus filhos em práticas esportivas, ou de atividade física (manual) tão logo a criança usufrua da atividade e começa a aprender valores para a respectiva idade que surgem através do esporte sadio.

O melhor esporte/atividade física para uma pessoa é aquela que ela gosta, se sente feliz em realizar e se diverte.



 
 
 

Comments


2022 - 2023 por AlexeiCaio ©

bottom of page