top of page

Os textos aqui utilizados são releituras e/ou partilhas de outros textos e autores. Em alguns casos, tem minha contribuição pessoal. Se está disponibilizado aqui, com muita certeza tem meu olhar e meu acolhimento. Eu aproveito e muito o meu tempo para compartilhar coisas boas e acrescentando algumas coisas.

Outro ponto importante sobre a publicação destes textos é que são para uma auto-reflexão. Ver como o texto nos “toca” e desperta. É um lindo exercício de auto-observação e identificação.

Não são fórmulas de solução ou “receitas” de bolo para a respectiva “dor”. Existem, na nossa diversidade, diversas soluções para as diferentes dores para cada momento de cada um. ;-)

Existirão textos que apontarão para desconfortos maiores interiormente e que por inconsciência iremos projetar para fora. Peço que se observe e se trate o melhor possível. Todos estamos caminhando em nossas jornadas.

Também partimos da base de que não podemos saber o grau de dificuldade que o outro enfrenta ou está em seu momento de vida, nem da profundidade de suas feridas que têm relação ao assunto tratado. Tudo no seu devido tempo. Partimos da base também, que a outra pessoa provavelmente vai demorar a curar seu padrão (igualmente nós nos demoramos com os nossos) e que provavelmente, terá que fazer muitos alinhamentos/trabalhos, sendo mostrado uma e outra vez, quando ela repete seu padrão (sobre esse assunto pode-se chegar a acordos ao final da comunicação). Precisamos lembrar que possivelmente estamos lidando com pontos cegos, tanto da outra pessoa como com os nossos, e que isto leva tempo para ser processado.

Fiquem bem !

Estado de Fluxo

  • Foto do escritor: Alexei Caio
    Alexei Caio
  • 2 de jan. de 2020
  • 2 min de leitura

“Um estado mental em que a pessoa que exerce uma atividade está totalmente imersa em um sentimento de foco energizado, envolvimento pleno e prazer no processo da atividade. Essencialmente, o fluxo é caracterizado pela absorção completa pelo que se executa”.

As propriedades básicas e curiosas do fluxo:

A profunda clareza mental proporcionada por este estado (observa a natureza calma e racional da argumentação mental);

O distanciamento emocional que tende a acompanhar esta clareza;

E uma indicação de sua natureza automática – de como uma decisão certa sempre leva à próxima.

No estado de fluxo todas estas são corriqueiras.

1. Metas claras: Expectativas e regras são discerníveis, e as metas são alcançáveis e se alinham apropriadamente com o conjunto de habilidades da pessoa. Além disso, o nível de desafio e da habilidade deve ser alto;

2. Concentração: um alto grau de concentração em um campo limitado de atenção;

3. Perda da sensação da autoconsciência: A fusão entre ação e consciência;

4. Sensação distorcida do tempo: A experiência subjetiva do tempo se altera;

5. Feedback direto e imediato: Os sucessos e fracassos são aparentes; portanto, o comportamento pode ser ajustado na medida do necessário;

6. Equilíbrio entre o nível de habilidade e desafio: A atividade não é fácil nem difícil demais;

7. Uma sensação de controle sobre a situação;

8. A atividade é intrinsecamente gratificante; portanto a ação não exige esforço;

9. Uma falta de consciência das necessidades corporais;

10. Absorção: Limitação da consciência à atividade em questão.

Metas claras, feedback imediato e a relação desafio/habilidade são consideradas “condições para o fluxo” e não descrevem realmente esse estado.

O elemento que realmente distingue o fluxo: a natureza criativa, de resolução de problemas.

Assim se estamos realmente em busca daquilo que distingue o fluxo dos demais estados de consciência, não devemos começar examinando seus componentes individuais, mas seu valor prático.

O fluxo é uma estratégia de tomada de decisões extremamente eficiente e eficaz.

Nossa respiração nos mantém nesse estado, deixando as zonas de conforto e luta fora do jogo, sempre com consciência.



 
 
 

Comments


2022 - 2023 por AlexeiCaio ©

bottom of page