top of page

Os textos aqui utilizados são releituras e/ou partilhas de outros textos e autores. Em alguns casos, tem minha contribuição pessoal. Se está disponibilizado aqui, com muita certeza tem meu olhar e meu acolhimento. Eu aproveito e muito o meu tempo para compartilhar coisas boas e acrescentando algumas coisas.

Outro ponto importante sobre a publicação destes textos é que são para uma auto-reflexão. Ver como o texto nos “toca” e desperta. É um lindo exercício de auto-observação e identificação.

Não são fórmulas de solução ou “receitas” de bolo para a respectiva “dor”. Existem, na nossa diversidade, diversas soluções para as diferentes dores para cada momento de cada um. ;-)

Existirão textos que apontarão para desconfortos maiores interiormente e que por inconsciência iremos projetar para fora. Peço que se observe e se trate o melhor possível. Todos estamos caminhando em nossas jornadas.

Também partimos da base de que não podemos saber o grau de dificuldade que o outro enfrenta ou está em seu momento de vida, nem da profundidade de suas feridas que têm relação ao assunto tratado. Tudo no seu devido tempo. Partimos da base também, que a outra pessoa provavelmente vai demorar a curar seu padrão (igualmente nós nos demoramos com os nossos) e que provavelmente, terá que fazer muitos alinhamentos/trabalhos, sendo mostrado uma e outra vez, quando ela repete seu padrão (sobre esse assunto pode-se chegar a acordos ao final da comunicação). Precisamos lembrar que possivelmente estamos lidando com pontos cegos, tanto da outra pessoa como com os nossos, e que isto leva tempo para ser processado.

Fiquem bem !

Auto Observação - Uma atitude de observar a realidade e ao mesmo tempo, observar a si mesmo.

  • Foto do escritor: Alexei Caio
    Alexei Caio
  • 5 de jan. de 2020
  • 2 min de leitura

Inicialmente, devem ser consideradas as diferenças que existem entre ver e observar.

A observação, além de poder estar ou não relacionada apenas à visão, implica em que, necessariamente, haja um agente consciente que registre e incorpore o que está sendo observado de forma ativa.

Como consequência, o ato de observar um fenômeno implica em que ele seja incorporado pelo indivíduo e passe a fazer parte de suas experiências e de seu modelo pessoal.

Porém, existe uma complicação a mais que precisa ser considerada acerca desse tema. A informação que cada indivíduo recebe de seu meio é processada pela personalidade, que impõe seus próprios conteúdos sobre ela.

Aquilo que é observado passa por uma série de filtros que surgem ao longo do desenvolvimento de cada indivíduo, de sua história de vida e experiências prévias, e nesse processo, assume contornos muito específicos e pessoais.

É nesse contexto que a técnica da Auto-Observação é apresentada.

Ela implica no desenvolvimento de uma atitude de observar a realidade e ao mesmo tempo, observar a si mesmo, permitindo, num primeiro momento, estudar como a personalidade reage frente aos eventos.

Esse objetivo inicial consiste em adquirir uma maior consciência dos filtros citados acima e perceber de forma imparcial, como os limites, condicionamentos e conteúdos da personalidade influenciam na percepção.

O segundo passo consiste em desenvolver um agente observador que seja capaz de localizar-se fora da dimensão da personalidade.

Ou seja, essa prática acarreta o desenvolvimento gradual de uma nova dimensão de ser que passa a atuar como um novo ponto de perspectiva a partir do qual a realidade pode ser observada de forma mais objetiva e menos poluída pelos conteúdos da personalidade.

Disso decorre uma das definições possíveis de consciência que consiste na capacidade do indivíduo estar ciente de si mesmo e ao mesmo tempo, ter uma ciência objetiva das coisas. O indivíduo consciente deve ser capaz de manter sua sensação de ser ou sua identidade ao mesmo tempo em que observa a si mesmo frente aos eventos da realidade, que podem então ser observados de forma livre dos limites e filtros que a personalidade impõe.

E o quão importante é validar na respiração todo o processo de observar, contemplar e avaliar, de uma forma neutra e com vivacidade.




 
 
 

Yorumlar


2022 - 2023 por AlexeiCaio ©

bottom of page