Vulnerabilidade em 2020
- Alexei Caio
- 15 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Em pesquisas na internet:
08 sinônimos de vulnerabilidade para 1 sentido da palavra vulnerabilidade:
Qualidade do que é vulnerável: 1 delicadeza, destrutibilidade, fragilidade, fraqueza, indefensabilidade, indefensibilidade, insegurança, instabilidade.
Conceito:
Vulnerabilidade é a característica de quem ou do que é vulnerável, ou seja, frágil, delicado e fraco.
A vulnerabilidade é uma particularidade que indica um estado de fraqueza, que pode se referir tanto ao comportamento das pessoas, como objetos, situações, ideias e etc.
Vulnerabilidade refere-se à incapacidade de suportar os efeitos de um ambiente hostil. Uma janela de vulnerabilidade é um período dentro do qual medidas defensivas são diminuídas, comprometidas ou ausentes.
O que é Vulnerável: Vulnerável é algo ou alguém que está suscetível a ser ferido, ofendido ou tocado. Vulnerável significa uma pessoa frágil e incapaz de algum ato. O termo é geralmente atribuído a mulheres, crianças e idosos, que possuem maior fragilidade perante outros grupos da sociedade.
Sistemas eletronicos (computação) (0-1’s)
Vulnerabilidade é a interseção de três elementos: uma suscetibilidade ou falha do sistema, acesso do atacante à falha e a capacidade do atacante de explorar a falha. ... Esta mesma pode ser explorada em um determinado sistema ou serviço vulnerável que esteja rodando na máquina.
Sociedade
Vulnerabilidade social é um conceito multidimensional que diz respeito a uma condição de fragilidade material ou moral de indivíduos ou grupos diante de riscos produzidos pelo contexto econômico-social.
Em segundo lugar, é defendida a ideia de que são conceitos distintos, mas intrinsecamente relacionados, pois, enquanto risco se refere às condições fragilizadas da sociedade tecnológica contemporânea, vulnerabilidade identifica a condição dos indivíduos nessa sociedade. ...Vulnerabilidade social.
===============================================================
O que para mim é a vulnerabilidade?
E tendo essa ideia, observe a tua vida sob essa ótica que é somente sua, que você valida e verifica ao longo de sua vida.
Estatisticamente suas experiências sob esse “tema” convergem mais para qual direção?
Se você tem 10.000 experiências “ruins” de vulnerabilidade, como você pode ter uma boa ligação com esta palavra?
Nesse caso, inicia-se com uma possível “desidentificação”.
Sim você teve 10.000 experiências ruins sobre esta palavra.
Isso é passado. Veja se você consegue soltar e buscar uma nova experiência no teu grau de desafio.
Posso olhar as experiências tóxicas com vulnerabilidade como baixo poder de colocar limites?
Como seria eu olhar para as minhas experiências de:
alguém que está suscetível a ser ferido, ofendido ou tocado e colocando limites impedindo que haja o ferimento, a ofensa ou o abuso.
Assim posso sim estar nesse lugar: de vulnerabilidade sim e retirar a “máscara” do peso/julgamento (do ferimento – isso me machucou, da ofensa: você é incapaz! E do abuso: eu sou melhor do que você!) e a partir deste momento/lugar/ situação estar livre para criar, de fazer parte e de dar/receber Amor.
Na minha experiência de vida (45 anos de vida muito bem vividos) quando eu estive vulnerável, ou quando fiquei vulnerável: Eu me machuquei!
Então sabendo disso – estou consciente disso.
Não uso para manipular, me vitimizar ......
Eu posso também observar que esse lugar: o da vulnerabilidade também é lugar, como Bene Brown diz em seu TED (12:53) o berço da alegria da criatividade, do pertencimento e do Amor.
Para refletir um pouco mais.

Comments