top of page

Os textos aqui utilizados são releituras e/ou partilhas de outros textos e autores. Em alguns casos, tem minha contribuição pessoal. Se está disponibilizado aqui, com muita certeza tem meu olhar e meu acolhimento. Eu aproveito e muito o meu tempo para compartilhar coisas boas e acrescentando algumas coisas.

Outro ponto importante sobre a publicação destes textos é que são para uma auto-reflexão. Ver como o texto nos “toca” e desperta. É um lindo exercício de auto-observação e identificação.

Não são fórmulas de solução ou “receitas” de bolo para a respectiva “dor”. Existem, na nossa diversidade, diversas soluções para as diferentes dores para cada momento de cada um. ;-)

Existirão textos que apontarão para desconfortos maiores interiormente e que por inconsciência iremos projetar para fora. Peço que se observe e se trate o melhor possível. Todos estamos caminhando em nossas jornadas.

Também partimos da base de que não podemos saber o grau de dificuldade que o outro enfrenta ou está em seu momento de vida, nem da profundidade de suas feridas que têm relação ao assunto tratado. Tudo no seu devido tempo. Partimos da base também, que a outra pessoa provavelmente vai demorar a curar seu padrão (igualmente nós nos demoramos com os nossos) e que provavelmente, terá que fazer muitos alinhamentos/trabalhos, sendo mostrado uma e outra vez, quando ela repete seu padrão (sobre esse assunto pode-se chegar a acordos ao final da comunicação). Precisamos lembrar que possivelmente estamos lidando com pontos cegos, tanto da outra pessoa como com os nossos, e que isto leva tempo para ser processado.

Fiquem bem !

Prioridades e Auto-Estima

  • Foto do escritor: Alexei Caio
    Alexei Caio
  • 29 de out. de 2022
  • 2 min de leitura

Grande parte do trabalho interno, terapêutico e de auto-conhecimento visa olhar para dentro conforme as “assinaturas” de cada trabalho escolhido e o profissional eleito para atender a profundidade que o cliente pode administrar, estar presente por mais tempo, sem dissociar, fugir, alucinar, ...


São diferentes janelas de entrada para seu próprio conjunto interno de construções, proteções, conquistas, mecanismos e habilidades.


A esses mergulhos internos damos prioridades conforme a “urgência” ou pressa da pessoa que mergulha.


Ela pode estar em desespero, completamente apavorada, sozinha, perdida, paralisada, e nesses casos o Trabalho Interno acaba sendo, inicialmente, uma boia salva-vidas, para depois com o passar do tempo, empoderar, trazer um pouco de auto estima, e passa a ser um elemento de manutenção diante das experiências oscilatórias da vida.

Nunca será estático e único. Mas será uma eterna aprendizagem de novas ferramentas para serem utilizadas na sua linha do tempo.

Da mesma forma que as roupas que você usava quando criança não te atendem mais por causa do tamanho, as ferramentas que usou no passado podem dar lugar a novas ferramentas para a nova realidade e com mais consciência.


A beleza da vida, da seta do tempo apontar para frente é trazer as experiências na tua frente e ver como você as administra, prioriza, se satisfaz com a ferramenta correta e os sentidos, emoções adequadas para o momento.


Um mergulho interno “motivado” pela melhora de vida a partir de um estado consciente e satisfatório, tem seus resultados bem diferentes em comparação de um mergulho “motivado” pelo medo, pela raiva, pela tristeza.


Então se você prioriza outras coisas no momento que você escolheu olhar para si mesmo(a), como fica teu poder pessoal de honrar sua escolha consciente?


Como fica tua auto-estima se você muda de prioridades a cada minuto?


Como fica sua “força” interior se você abdica de olhar para dentro em prol de algo fora (no momento da terapia).


Olhar para si mesmo(a) é a via expressa mais rápida de retorno ao seu próprio eixo da forma mais leve.

Agora, se no momento que você se dedica a si mesma(o), você se “sabota”, cobrindo-se de outras prioridades que naquele momento são “supérfluo-importantes”, este modelo será a tua "ruína" pessoal, já que o fora será sempre mais importante que o dentro de si mesmo(a).


Por uma questão de “prioridades escolhidas” enquanto você estava “se afogando”, apagando outros incêndios na tua vida, “desviando de balas”, te salvaram por mais alguns minutos na tua luta diária, inconsciente e “supérfluo-importantes”.


Seja sincero(a) consigo mesmo(a).


Consciente consigo mesmo(a) e deveras coerente, inclusive.




 
 
 

Comments


2022 - 2023 por AlexeiCaio ©

bottom of page