Papel do terapeuta
- Alexei Caio
- 16 de out. de 2019
- 1 min de leitura
Um dos papéis do terapeuta é facilitar que cada pessoa que o procura possa exercer o maior potencial (ou o mais próximo disso possível) de sua vida, seu bem estar e felicidade.
Como cada pessoa é diferente, e consequentemente tem necessidades distintas, o maior potencial de cada um se define de formas diferentes também.
O terapeuta tem a obrigação de ser lúcido o suficiente para perceber e concretizar que sua própria essência não é a mesma do cliente, e portanto as buscas, essencialidades e necessidades do outro não serão as mesmas das suas...
Exemplificando: sou um indivíduo com uma necessidade absurda de profundidade emocional... o essencial para que eu mesma consiga atingir meu potencial pleno é estar sempre em contato intrínseco com o que sinto e com o que os mais próximos de mim sentem. Sempre, o tempo todo. O que não é sempre confortável... Aliás, isso é O desconfortável de muita gente... . Esse é um dos meus caminhos, que fala de uma característica/necessidade minha. Nem todos possuem essa característica e portanto não têm interesse nesse caminhar.
Ao terapeuta cabe observar com maior amplitude onde estão caminhos que o cliente ainda não tem como habituais e pode utilizar para chegar na sua potencialidade, e facilitar o olhar dele sobre isso.
E então cabe a cada pessoa decidir se QUER percorrer esse caminho que é individual e único.

Comments