top of page

Os textos aqui utilizados são releituras e/ou partilhas de outros textos e autores. Em alguns casos, tem minha contribuição pessoal. Se está disponibilizado aqui, com muita certeza tem meu olhar e meu acolhimento. Eu aproveito e muito o meu tempo para compartilhar coisas boas e acrescentando algumas coisas.

Outro ponto importante sobre a publicação destes textos é que são para uma auto-reflexão. Ver como o texto nos “toca” e desperta. É um lindo exercício de auto-observação e identificação.

Não são fórmulas de solução ou “receitas” de bolo para a respectiva “dor”. Existem, na nossa diversidade, diversas soluções para as diferentes dores para cada momento de cada um. ;-)

Existirão textos que apontarão para desconfortos maiores interiormente e que por inconsciência iremos projetar para fora. Peço que se observe e se trate o melhor possível. Todos estamos caminhando em nossas jornadas.

Também partimos da base de que não podemos saber o grau de dificuldade que o outro enfrenta ou está em seu momento de vida, nem da profundidade de suas feridas que têm relação ao assunto tratado. Tudo no seu devido tempo. Partimos da base também, que a outra pessoa provavelmente vai demorar a curar seu padrão (igualmente nós nos demoramos com os nossos) e que provavelmente, terá que fazer muitos alinhamentos/trabalhos, sendo mostrado uma e outra vez, quando ela repete seu padrão (sobre esse assunto pode-se chegar a acordos ao final da comunicação). Precisamos lembrar que possivelmente estamos lidando com pontos cegos, tanto da outra pessoa como com os nossos, e que isto leva tempo para ser processado.

Fiquem bem !

O poder da Respiração Consciente com a Atividade Física

  • Foto do escritor: Alexei Caio
    Alexei Caio
  • 17 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

Você provavelmente está respirando “errado”, nesse momento que lê isto.

Perceber e modificar isto, pode mudar sua vida.


É estimado que um ser humano Inale e Exale cerca de (25 mil) – (17 a 18 x por min) vezes por dia – e nem se dê conta disso.


Levar ar para os pulmões pelo nariz e retirar de lá, parece ser a atividade mais simples (fácil) do mundo, porém não é bem verdade isso.


Pesquisas apontam que metade das pessoas são respiradoras bucais crônicas, e isso estaria relacionado a uma maior probabilidade de infecções respiratórias e sono problemático – Distúrbios respiratórios.


Já um quarto das pessoas respira “em excesso” – com mais frequência do que o necessário (estados inconscientes), o que muito ativa a resposta do corpo ao estresse e impacta negativamente a saúde mental e física.

Desta forma um “treino” de respiração consciente pode realmente mudar a sua vida.


Concentremos nossa atenção na Atividade Física por alguns instantes.


Qual é a importância da atividade física para o Nosso dia a dia?


A prática regular de determinada atividade física reduz substancialmente o risco de morrer de doença cardíaca coronária e diminui o risco de infarto, câncer de cólon, diabetes e pressão alta entre outras doenças.

(Vixi tanta coisa assim?)


São muitos benefícios quando praticada de forma equilibrada e visando a saúde.


Claro!


Temos também os extremos opostos: Nenhuma prática e a prática em Excesso.


Óbvio que nenhum dos dois “lados” podem convergir para uma boa saúde e longevidade.


Pois o movimento (se mexer) sempre esteve conosco, para expressar, para aliviar, para competir, para mais um montão de coisas, conforme a dinâmica pessoal de cada um.


Respirar “corretamente” aqui na pratica esportiva também é mais que fundamental, principalmente para se manter no “jogo” por mais tempo.


O corredor, o artista marcial, o montanhista, o jogador de esportes coletivos.... (inúmeros atletas amadores e profissionais) investem treinamentos na sua melhor habilidade justamente para melhorar sua performance no respectivo esporte.


Ora visando melhora no tempo, mais amigos, estar no topo da montanha, cada um com sua meta.


Hoje em dia, diversas praticas respiratórias trazem o praticante de esportes competitivos para um estado de maior atenção e presença, fazendo o Atleta profissional ficar no Seu Aqui Agora, treinado para dar o melhor.


Aliado a isto temos nosso “coquetel” de hormônios: dopamina, serotonina e endorfina.

Particularmente eu também invisto na minha respiração.


Não apenas no ar que coloco para dentro, mas bem como no Mecanismo Respiratório com menor distúrbios e “travas” educadas durante a vida inconsciente.


Para cada um existe a sua forma de respirar no esporte, no dia-a-dia e no seu descanso.

Você acha que está respirando corretamente, nesse exato momento?


Te convido a descobrir mais um pouco sobre essa ferramenta tão poderosa e próxima de você e claro, esquecida ;-)


@aacaio

@alexei_caio




 
 
 

Comments


2022 - 2023 por AlexeiCaio ©

bottom of page