top of page

Os textos aqui utilizados são releituras e/ou partilhas de outros textos e autores. Em alguns casos, tem minha contribuição pessoal. Se está disponibilizado aqui, com muita certeza tem meu olhar e meu acolhimento. Eu aproveito e muito o meu tempo para compartilhar coisas boas e acrescentando algumas coisas.

Outro ponto importante sobre a publicação destes textos é que são para uma auto-reflexão. Ver como o texto nos “toca” e desperta. É um lindo exercício de auto-observação e identificação.

Não são fórmulas de solução ou “receitas” de bolo para a respectiva “dor”. Existem, na nossa diversidade, diversas soluções para as diferentes dores para cada momento de cada um. ;-)

Existirão textos que apontarão para desconfortos maiores interiormente e que por inconsciência iremos projetar para fora. Peço que se observe e se trate o melhor possível. Todos estamos caminhando em nossas jornadas.

Também partimos da base de que não podemos saber o grau de dificuldade que o outro enfrenta ou está em seu momento de vida, nem da profundidade de suas feridas que têm relação ao assunto tratado. Tudo no seu devido tempo. Partimos da base também, que a outra pessoa provavelmente vai demorar a curar seu padrão (igualmente nós nos demoramos com os nossos) e que provavelmente, terá que fazer muitos alinhamentos/trabalhos, sendo mostrado uma e outra vez, quando ela repete seu padrão (sobre esse assunto pode-se chegar a acordos ao final da comunicação). Precisamos lembrar que possivelmente estamos lidando com pontos cegos, tanto da outra pessoa como com os nossos, e que isto leva tempo para ser processado.

Fiquem bem !

“Não vigiar a mente, é como deixar a porta da tua casa escancarada." e ...

  • Foto do escritor: Alexei Caio
    Alexei Caio
  • 17 de dez. de 2021
  • 2 min de leitura

Lido de um desses post de auto-ajuda e positivismo "toxico". Raso e generico.


“Não vigiar a mente,

é como deixar a porta da tua casa escancarada.

Qualquer coisa entra e leva embora a tua paz.”


Sob o meu ponto de vista - sempre:


Considerações sobre a frase acima:


OBS:

1. Uso do verbo: Vigiar.

VIGIAR

Comumente usada em contexto bélico, de opressão, com um sentido pesado, religioso punitivo.

Sob a ótica de um ataque iminente, em que se deve manter a guarda alta: vigiada.


- observar com atenção; estar atento a.

- observar secreta ou ocultamente; espreitar, espionar.


Que outro verbo, palavra poderia ser usado como substituto?

Observar com consciência! De uma forma bem mais leve!


2. Sob a ótica do tamanho, densidade e integridade da tua “Paz”!

E se fosse a tua “Alegria”, a tua “Tristeza”, a tua “Felicidade” ....


Que “Paz” seria esta que você “construiu” que desaparece com um “pensamento” que não foi “vigiado”.

Esta “paz” é apenas um ponto, ela será facilmente modificada, influenciada, modificada.

Em esta “característica” aumentando ==> de um "Ponto" para "Área" ou "Volume" (esfera), acredito que não tão facilmente a “Paz” será desestabilizada.


Como trazer esta característica “paz” de algo pequeno ou insignificante para algo um pouco maior, mais concreto, denso, vivido ...


3. Sob o ponto de vista da “velocidade” entre as passagens – quantidade de verbos usados:

- Deixar a porta da tua casa aberta, (1)

- Algo entra (Qualquer coisa - mesmo); (2)

- e Leva embora a tua Paz. (3)


Existe a possibilidade de “estender” cada uma destas passagens (tempos) para que não o “conjunto pobre” desse uso mal feito coroe (coroar) na: raiva de perder a paz novamente, frustração de não conseguir estar em paz .... fracassos, impotências... etc.


4. E o significado da palavra “Paz”: A Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações e agitação. Derivada do latim Pacem = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra.


E seus sinônimos: Serenidade interior: calma, serenidade, equilíbrio, nirvana, tranquilidade. Ausência de barulho e agitação: calmaria, quietude, remanso, repouso, silêncio, sossego.

No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, de desconfiança e - de um modo geral - de todos os sentimentos negativos.


Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida.


Paz também é um estado de espírito, onde o ser se encontra equilibrado e sereno, com isso, encontrando a sua total paz interior.

A paz é um estado de equilíbrio e entendimento em si mesmo e entre outros, onde o respeito é adquirido pela aceitação das diferenças, tolerância, os conflitos são resolvidos através do diálogo, os direitos das pessoas são respeitados e suas vozes são ouvidas, e todos estão em seu ponto mais alto de serenidade sem tensão social.

A definição de paz pode variar de acordo com a religião, cultura ou matéria de estudo.


Como ou de que forma transformar a tua “paz” pontual, frágil e fácil de ser desmontada em uma “paz” mais solida, consistente, integra?

E o seu (sua assinatura) caminho de construção de um ponto ao outro!







 
 
 

Comentarios


2022 - 2023 por AlexeiCaio ©

bottom of page