top of page

Os textos aqui utilizados são releituras e/ou partilhas de outros textos e autores. Em alguns casos, tem minha contribuição pessoal. Se está disponibilizado aqui, com muita certeza tem meu olhar e meu acolhimento. Eu aproveito e muito o meu tempo para compartilhar coisas boas e acrescentando algumas coisas.

Outro ponto importante sobre a publicação destes textos é que são para uma auto-reflexão. Ver como o texto nos “toca” e desperta. É um lindo exercício de auto-observação e identificação.

Não são fórmulas de solução ou “receitas” de bolo para a respectiva “dor”. Existem, na nossa diversidade, diversas soluções para as diferentes dores para cada momento de cada um. ;-)

Existirão textos que apontarão para desconfortos maiores interiormente e que por inconsciência iremos projetar para fora. Peço que se observe e se trate o melhor possível. Todos estamos caminhando em nossas jornadas.

Também partimos da base de que não podemos saber o grau de dificuldade que o outro enfrenta ou está em seu momento de vida, nem da profundidade de suas feridas que têm relação ao assunto tratado. Tudo no seu devido tempo. Partimos da base também, que a outra pessoa provavelmente vai demorar a curar seu padrão (igualmente nós nos demoramos com os nossos) e que provavelmente, terá que fazer muitos alinhamentos/trabalhos, sendo mostrado uma e outra vez, quando ela repete seu padrão (sobre esse assunto pode-se chegar a acordos ao final da comunicação). Precisamos lembrar que possivelmente estamos lidando com pontos cegos, tanto da outra pessoa como com os nossos, e que isto leva tempo para ser processado.

Fiquem bem !

Inteligência Emocional (ver AGO 2023)

  • Foto do escritor: Alexei Caio
    Alexei Caio
  • 23 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

O que é?

Ou o que pode vir a ser?

O que é “ter” Inteligência Emocional?

Exercer, aplicar, praticar, ter intimidade com a pratica, ... , saber dar nomes, ....


O que é “não ter” Inteligência Emocional? Ser um analfabeto emocional!

Não saber, não praticar, ser muito inexperiente com suas emoções, ..., não ter oportunidade de desenvolver, ....tantas coisas possíveis, né?


Como exercer e praticar não acontece apenas nos dois extremos - tenho e não tenho, mas sim entre esses dois pontos, vale muito a pena se localizar, no teu atual contexto, de onde você está mais perto ou mais longe. (foto do teu momento)


Deixo aqui uma reflexão.

O que é necessário para um ser humano conseguir entrar neste tema e obter um bom proveito?

Acredito que alguns pré-requisitos são importantes:

1. Saber respirar de acordo com o momento. Poder avaliar e se localizar ao longo do teu dia.

2. Não estar em alguma disfunção cognitiva, que impossibilite um raciocínio equilibrado, saudável e atual. Muito menos sua comunicação.

3. Saber se comunicar conforme o momento. Sem “sincericidio” e também sem o silencio inconsciente.


No tema “emoções”, acredito ser bem importante uma respiração consciente e uma comunicação adequada.


Outro ponto significativo é perceber que você foi “sequestrado” por alguma situação (interna ou externa);

Ao ser sequestrado: em grande parte, não somos nós (nos perdemos) e sim nos tornamos a situação (identificação parcial, total,...);

Aqui também é importante saber se conhecer (como você “reage”, responde, se comporta) para identificar ou perceber se foi sequestrado(a));

Usando ferramentas conhecidas por você mesmo(a) para retornar , no que for possível, para o seu eixo, centro, diminuindo o poder do sequestro.

Validar através da sua vivencia a eficiência e desenvoltura das ferramentas utilizadas. Quando e como usar uma e quando usar outra.

Ao retornar com mais facilidade após o “sequestro” emocional, observe quais foram os gatilhos que foram “apertados” ai dentro, por qual modelo e assinatura: tom de voz, olhar, cheiro, invasão de território, medo, ..., euforia, ...

Você vai desenvolvendo uma massa crítica mais estável próxima ao seu centro e passa a ter propriedade nos “desequilíbrios” da vida.


Tais “desequilíbrios” são inevitáveis e fazem parte da vida e de todos.


As coisas acontecem conforme você recebe, administra e sai de cada empurrão da vida.

Experimente e perceba as mudanças internas.






 
 
 

Comments


2022 - 2023 por AlexeiCaio ©

bottom of page