top of page

Os textos aqui utilizados são releituras e/ou partilhas de outros textos e autores. Em alguns casos, tem minha contribuição pessoal. Se está disponibilizado aqui, com muita certeza tem meu olhar e meu acolhimento. Eu aproveito e muito o meu tempo para compartilhar coisas boas e acrescentando algumas coisas.

Outro ponto importante sobre a publicação destes textos é que são para uma auto-reflexão. Ver como o texto nos “toca” e desperta. É um lindo exercício de auto-observação e identificação.

Não são fórmulas de solução ou “receitas” de bolo para a respectiva “dor”. Existem, na nossa diversidade, diversas soluções para as diferentes dores para cada momento de cada um. ;-)

Existirão textos que apontarão para desconfortos maiores interiormente e que por inconsciência iremos projetar para fora. Peço que se observe e se trate o melhor possível. Todos estamos caminhando em nossas jornadas.

Também partimos da base de que não podemos saber o grau de dificuldade que o outro enfrenta ou está em seu momento de vida, nem da profundidade de suas feridas que têm relação ao assunto tratado. Tudo no seu devido tempo. Partimos da base também, que a outra pessoa provavelmente vai demorar a curar seu padrão (igualmente nós nos demoramos com os nossos) e que provavelmente, terá que fazer muitos alinhamentos/trabalhos, sendo mostrado uma e outra vez, quando ela repete seu padrão (sobre esse assunto pode-se chegar a acordos ao final da comunicação). Precisamos lembrar que possivelmente estamos lidando com pontos cegos, tanto da outra pessoa como com os nossos, e que isto leva tempo para ser processado.

Fiquem bem !

INTEGRIDADE

  • Foto do escritor: Alexei Caio
    Alexei Caio
  • 25 de jun. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 28 de jun. de 2024

Estudos: Integridade

Considerações e percepções


1. Diário de Valores: manter um escrito onde você registre 3 valores éticos que te guiem em tuas ações diárias. Reflexione ao final do dia como você se alinhou com estes e como poderia melhorar tua integridade ética em situações futuras.


Eu ainda convidaria a buscar, em se conseguindo, uma bela “presença” nas virtudes, pouco a pouco ir experimentando com consciência pendular nos vícios por excesso e por falta.

Aqui entra um significante ponto que é “realizar” um vicio por falta ou excesso com consciência a partir da virtude associada: Exemplo: Virtude eleita: Coragem: vício pela falta: Covardia;

Ser covarde de forma reativa, não consciente é muito diferente de iniciar a jornada com o mesmo destino a partir da virtude: Coragem e ir lentamente conscientemente reduzindo a presença dessa virtude ate ao ponto de ser identificada a Covardia (como sendo o vicio pela falta dessa virtude).

Seria em um aspecto mais geral, transitar ou pendular a partir de um centro e retornar ao centro.

Começo na Coragem, passo pela Covardia e retorno a Coragem. Da mesma forma pelo excesso: Inicia-se na Coragem, e lentamente se aumenta conscientemente esta ate ao ponto de se perceber na Temeridade (excesso de Coragem) e retorna ao centro.


Seria um olhar mais “afastado” ou desidentificado do modelo “virtudes e vícios” e das frequências e “densidades” das praticas: estatísticas.

Antes, ao meu ver, qual a tua frequência de estar na região das virtudes? Nunca, raramente, medianamente, frequentemente, sempre. Ate mesmo nessas frequências de praticas ou ações acaba sendo importante verificar a quantidade de energia disponível ao sistema para praticar uma virtude, deixar de praticar uma virtude, ou praticar um vicio por falta, praticar um vicio por excesso.

Com energia disponível para a realização: ok!

Com energia disponível e reconhecimento do prêmio em se praticando a virtude: ok!

Sem energia disponível para a prática da virtude: hummmmm!

Sem energia disponível para a prática da virtude e nem o reconhecimento do prêmio desta prática: hummmmmmmm!


A partir de uma determinada “densidade” de praticas de virtudes, aumento de frequências destas – ter mais consciência, e saber navegar nesses temas com destreza, pode-se começar a experimentar e navegar para fora do tema “virtudes” de forma consciente.

Pode-se …. cada um tera seu termômetro interno para decidir isso.


Em se começando a navegar na seara do “estar consciente” haverá praticas e construções dessa “estrutura” pelo viés “consciente” e pelo viés “inconsciente” e cada uma destas tem a sua sustentabilidade, duração, qualidade.

Agora imagine ao navegar pelos vícios de maneira consciente a partir da virtude? Em vez de ser levado, de maneira inconsciente aos vícios (como é a grande maioria, no “automático”).


O que acontece quando se “constrói” uma estrutura de escolhas, decisões e praticas com o tempo? Se tem uma “avaliação” interna de que a cada feito que contribui para esta construção, deu certo e foi um sucesso.

Fazendo com que os próximos feitos nessa região sejam mais fáceis, mais simples e mais rápidos. Desta forma a “pratica constante” faz a construção desse “corpo de virtudes” com consciência. (desejos, escolhas e praticas).


2. Reflexão sobre a integridade: tome um momento para refletir sobre uma situação na qual foi-se demonstrada integridade, apesar de que talvez outras pessoas não haviam feito.

Pense em como essa ação alinhada com teus valores contribuiu em teu bem estar pessoal.


Obs: A respeito das praticas de virtudes;

A ação de se praticar uma virtude deve (ou pode) acontecer como se ninguém testemunhasse o acontecimento.

Ações baseadas no teu espectro virtuoso.

Praticar, realizar algo nesse contexto “esperando” o reconhecimento de outrem ou da própria pessoa que recebe os benefícios diretos da prática da virtude, não esta alinhada com o significado da virtude.

Praticar a Coragem na frente de outros com o intuito de receber os louros oriundos destes que testemunharam a prática, não se chama “Coragem”.

Tem outro nome! Carência por atenção, manipulação ou outro “vício” ou disfunção.


Agora experimente praticar qualquer virtude em uma situação que pede a mesma sem esperar nada em troca OU não ter ninguém testemunhando você realizar!

O que seria? Continuaria a ser chamado de “Coragem”?


A Coragem é identificada por outrem externo ao praticante da virtude?

É também identificada pelo próprio praticante?

O que é mais comum de se escutar:

Eu salvei com coragem o meu animal das mãos do assaltante.”

Ou

O animal foi salvo pelo proprietário, das mãos do assaltante, demonstrando coragem.”

?


refelxões retiradas do livro: Las Diferentes Dimensiones Humanas - Fanny Van Laere;



A integridade pode ser dividida em moral, física, dados, social, intelectual e pessoal.


Integridade: do Latim integritate.

Significa a qualidade ou estado de alguém que é integro, que possui conduta reta, ética, justa, honesta, proba.

Integridade é sinônimo de honestidade, retidão, imparcialidade.

A integridade de um Órgão depende do comportamento de cada um de seus integrantes!


Integridade é uma conduta que se caracteriza por uma convergência entre palavras e ações. Uma pessoa íntegra tem uma conduta reta, ela faz o que ela fala, o que ela pensa, sempre galgada pela ética e pela honestidade. Ela mantém sua honra, o que ela pensa se reflete no que ela faz com clareza.


Uma pessoa íntegra é tida como responsável, tem “crenças” bem alinhadas, convicções bem definidas e um alto nível de dedicação ao que se propõe a fazer de maneira correta, ética, saudável. Ser íntegro é um pré-requisito básico para conviver em sociedade.


Antônimo:

Corrupto, desonesto, desonrado, indigno, desprezível, fraudulento, corruptível, corrompido.

Devasso, impudico, lúbrico, pervertido, impuro, indecente, depravado, desavergonhado.


O que é falta de integridade?

Muitas pessoas não possuem a menor afeição pela integridade e estão sempre buscando tirar vantagem em tudo, jogando a responsabilidade em cima dos outros e tentando se dar bem.

Esses comportamentos são indícios da falta de integridade e são bastante perigosos.


Quais os princípios da integridade?

O princípio de integridade refere-se a manutenção das condições iniciais das informações de acordo com a forma que foram produzidas e armazenadas. Ou seja, a informação mantém sua origem e ela não pode ser alterada, assim somente pessoas autorizadas poderão acessar e modificar os dados do sistema.




 
 
 

Comments


2022 - 2023 por AlexeiCaio ©

bottom of page