“Ele era simplesmente forte demais para compreender a suavidade que algumas técnicas requerem.”
- Alexei Caio
- 17 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Reza a lenda que em certo momento, um dos rivais de Musashi – Yoshioka – desafiou o mestre Yagyu Munenori.
O velho mestre lutou incontáveis batalhas, chegando a ganhar o respeito do líder Tokugawa, recebendo honras a toda sua família, que passaram a servir o Shogun (Líder militar do Japão) como professores na arte da guerra.
Yagyu, no entanto, não tendo mais o que provar ao mundo, se aposentou e ignorava todo e qualquer desafio.
No dia em que Musashi entrava em uma taverna, um serviçal de Yagyu estava entregando uma caixa com uma flor para Yoshioka, dizendo que o velho mestre não iria comparecer ao duelo por estar com uma gripe.
A flor, entregue como forma de sinceridade e respeito foi arremessada ao chão pelo samurai Yoshioka, que o chamava de velho covarde enquanto ria do gesto educado de Yagyu.
Musashi pegou a flor, que não aparentava ter nada demais, no entanto, com seus olhos extremamente treinados por anos como guerreiro, reparou no tipo de corte que fora feito no caule da flor: Um corte liso e perfeito que aparentemente fora feito com uma espada e não com um cortador de flores ou faca.
Apenas um verdadeiro mestre seria capaz de tal feito.
Musashi tentou fazer um corte igual, mas não importava o quanto tentasse, seu corte saia sempre serrilhado, nunca liso e perfeito igual ao de Yagyu.
Musashi então fez um corte similar em uma flor e enviou ao mestre, como convite para conhecê-lo.
Musashi foi ao encontro do mestre e ao conhecê-lo perguntou porque, apesar de ele ser um guerreiro experiente, com diversas batalhas vencidas, não conseguia um corte perfeito como o seu.
Yagyu, analisando Musashi, apenas disse: “Seja mais fraco”.
Miyamoto Musashi passou muito tempo sem entender o que aquilo queria dizer. Segundo o que dizem sobre Musashi, ele era muito agressivo e determinado. Mas a determinação de Musashi beirava a insanidade. Ele apenas treinava e lutava, sem pensar em mais nada. Segundo o mestre Yagyu, essa força excessiva de Musashi era também sua maior fraqueza.
“Ele era simplesmente forte demais para compreender a suavidade que algumas técnicas requerem.”
Musashi finalmente compreendeu isso quando decidiu relaxar em um bar. Aliviar seu stress e sua mente. Aproveitou a noite, sem preocupações. No outro dia pela manhã, tentou fazer um corte igual ao de Yagyu e para sua surpresa, conseguiu.
A partir deste momento, Musashi tornou-se um mestre, pois entendeu o que os antigos sabem a muito tempo: o equilíbrio é tudo na vida.
Este é o motivo de Musashi ser tão popular:
Sua profundidade como personagem.
Ele é símbolo de crescimento físico e mental.

Comments