top of page

Os textos aqui utilizados são releituras e/ou partilhas de outros textos e autores. Em alguns casos, tem minha contribuição pessoal. Se está disponibilizado aqui, com muita certeza tem meu olhar e meu acolhimento. Eu aproveito e muito o meu tempo para compartilhar coisas boas e acrescentando algumas coisas.

Outro ponto importante sobre a publicação destes textos é que são para uma auto-reflexão. Ver como o texto nos “toca” e desperta. É um lindo exercício de auto-observação e identificação.

Não são fórmulas de solução ou “receitas” de bolo para a respectiva “dor”. Existem, na nossa diversidade, diversas soluções para as diferentes dores para cada momento de cada um. ;-)

Existirão textos que apontarão para desconfortos maiores interiormente e que por inconsciência iremos projetar para fora. Peço que se observe e se trate o melhor possível. Todos estamos caminhando em nossas jornadas.

Também partimos da base de que não podemos saber o grau de dificuldade que o outro enfrenta ou está em seu momento de vida, nem da profundidade de suas feridas que têm relação ao assunto tratado. Tudo no seu devido tempo. Partimos da base também, que a outra pessoa provavelmente vai demorar a curar seu padrão (igualmente nós nos demoramos com os nossos) e que provavelmente, terá que fazer muitos alinhamentos/trabalhos, sendo mostrado uma e outra vez, quando ela repete seu padrão (sobre esse assunto pode-se chegar a acordos ao final da comunicação). Precisamos lembrar que possivelmente estamos lidando com pontos cegos, tanto da outra pessoa como com os nossos, e que isto leva tempo para ser processado.

Fiquem bem !

Conquiste a Liberdade através da arte de inalar e exalar.

  • Foto do escritor: Alexei Caio
    Alexei Caio
  • 27 de jul. de 2022
  • 3 min de leitura

Quem aqui já não brincou quando pequeno de gangorra, ou de balanço?

O que estes dois brinquedos tem em comum: sob o ponte de vista de vocês?

Poderia ser a pendulação? O ir e vir?

O mesmo vou convidar a observar o tema: Liberdade!

Eu me sinto mais livre quando tenho menos couraças ou bloqueios, ou restrições.

Mas antes eu estou “lotado” de restrições, bloqueios, couraças, ....

Cada uma no seu proposito e necessidade do momento.

A “brincadeira” aqui é observar:

1º - voltar a um eixo saudável coerente, sadio e consciente;

2º - Pendular conforme o nível de necessidades sendo atendido ou não atendido;

Se preciso respirar (inalar e exalar) mais rápido porque estou fugindo de um cachorro bravo, OK!

Se preciso prender a respiração porque estou em um incêndio e não posso inalar muito “ar” com CO2 junto, ou acabei de tomar aquela “vaca” surfando, OK também!


Em estando no meio consigo oscilar, pendular com consciência e retornar ao meu eixo central sem estender o desvio respiratório por mais tempo do que o necessário!

Graus de Liberdade!!!


Aqui entenda por desvios respiratórios e couraças musculares neuróticas aquilo que foi sendo “construído” desde o nascimento (mudança de ambiente aquoso para aéreo) até os seus dias, diante de situações, experiências onde não se tinham recursos além de “respirar” menos como única solução.

Mas vejamos, você cresceu, tem mais bagagem, consegue distinguir emoções básicas acontecendo dentro de você. E tem agora um pouco mais de consciência e ferramentas para gerenciar a tua vida “sentimental” e em momentos mais específicos olhar para aquelas nas quais você apenas respirou menos inúmeras vezes.

O jogo começa “retornando” ao eixo, centro de uma forma MUITO consciente (respiratória, corporal, emocional, intelectual) e a partir desse eixo perceber como as experiência do dia-a-dia podem ser incríveis te estimulando para adquirir mais auto conhecimento e auto percepção de si mesmo(a).

A partir de um centro (respiratório, corporal, emocional e intelectual) se tem ferramentas treinadas e experimentadas para gerenciar sua energia pessoal ao longo do restante de sua vida.

Agora fica a reflexão!

De que adianta você forçar a barra numa direção que mal tem consciência ou reforçar demais suas próprias couraças de proteção, se vai ficar “repetindo” os mesmos mecanismos inconscientes de “reforço” ou fuga para sentir menos, respirar menos ou obvio e não tão impossível: respirar demais (catarses) para sentir tudo na versão caótica e deturpada.

Nenhum dos dois lugares: Apneia e Hiperventilação são bem-vindos nesse passo inicial de alinhamento e busca do próprio eixo neste momento.

E os reforços de ambos só pioram a situação.

Respiro menos para sentir menos até morrer (não se respira aqui);

Ou frequentemente entro na luta (hiperventilação) porque a minha vida é uma .......... (veja se consegue preencher ai) ;-)


Voltemos ao tema inicial: Liberdade.

Sob esta ótica, faz mais sentido para vocês terem mais Liberdade com seu mecanismo respiratório desbloqueado e saber usar as ferramentas no momento certo e “soltar” logo em seguida!

Agora se você só foi “construído” da escassez, como pretende soltar?

Se quer consigo imaginar testemunhar sua exalação (o seu soltar) sem controle, com alivio ou com amorosidade.

Seguramente deverá estar próximo de uma exalação cheia de controles: lentamente, com contagens pela boca .... e a vida segue reforçando o seu mecanismo de escassez, falta, sufoco, no último segundo!


Uma outra reflexão:

De que adianta se tornar “Livre” fisicamente, relacionalmente ou financeiramente se você ainda esta completamente preso a sua respiração distorcida, com desvios e cheios de mecanismos inconscientes de “proteção”.

Sua Real Liberdade começa pela Tua inalação e exalação (Respiração) liberadas dos teus desvios e couraças.

Qualquer outra coisa é pura historinha para neném dormir! Paleativo e fake News è Mentira!

.

.




 
 
 

Comments


2022 - 2023 por AlexeiCaio ©

bottom of page