top of page

Os textos aqui utilizados são releituras e/ou partilhas de outros textos e autores. Em alguns casos, tem minha contribuição pessoal. Se está disponibilizado aqui, com muita certeza tem meu olhar e meu acolhimento. Eu aproveito e muito o meu tempo para compartilhar coisas boas e acrescentando algumas coisas.

Outro ponto importante sobre a publicação destes textos é que são para uma auto-reflexão. Ver como o texto nos “toca” e desperta. É um lindo exercício de auto-observação e identificação.

Não são fórmulas de solução ou “receitas” de bolo para a respectiva “dor”. Existem, na nossa diversidade, diversas soluções para as diferentes dores para cada momento de cada um. ;-)

Existirão textos que apontarão para desconfortos maiores interiormente e que por inconsciência iremos projetar para fora. Peço que se observe e se trate o melhor possível. Todos estamos caminhando em nossas jornadas.

Também partimos da base de que não podemos saber o grau de dificuldade que o outro enfrenta ou está em seu momento de vida, nem da profundidade de suas feridas que têm relação ao assunto tratado. Tudo no seu devido tempo. Partimos da base também, que a outra pessoa provavelmente vai demorar a curar seu padrão (igualmente nós nos demoramos com os nossos) e que provavelmente, terá que fazer muitos alinhamentos/trabalhos, sendo mostrado uma e outra vez, quando ela repete seu padrão (sobre esse assunto pode-se chegar a acordos ao final da comunicação). Precisamos lembrar que possivelmente estamos lidando com pontos cegos, tanto da outra pessoa como com os nossos, e que isto leva tempo para ser processado.

Fiquem bem !

A Ovelha Negra no Grupo!!!

  • Foto do escritor: Alexei Caio
    Alexei Caio
  • 15 de abr. de 2022
  • 3 min de leitura

Pergunta:

Porque Gurdjieff colocava um “estudante” dentro do grupo que se portava tão mau dentro do grupo? Qual o papel dele lá dentro?



Bom, vamos lá.

Dentro de escolas de Sabedoria sempre haverão algumas camadas de trabalho.

Uma destas camadas comento a baixo.

Mas seria imprudente de não trazer à tona que há outras camadas coexistindo ao mesmo tempo desse proposito.

Em tendo como “foco” o propósito de criação desse tipo de escola, fica mais “fácil” pesquisar estas camadas: Desenvolvimento do Ser Humano, Não adormecimento, O Trabalho, O Homem astuto, ....


Sobre a presença de alguém que gere antipatia, incômodos, ou estados de desconforto no próprio grupo de pesquisa do ser humano.

Antes de mais nada, sempre importante saber qual é a necessidade do grupo existir.


O grupo de 4º Caminho

No caso do 4º caminho é um grupo de pesquisa interna do ser humano.

É uma escola de consciência, de sabedoria e filosofia perene. Assim esse "personagem" se faz valer para pesquisar o quão desenvolvido o grupo está ou não, obvio.

Como todos os seres humanos tem suas mazelas ou pontos escuros que ainda não foram vistos pelo próprio participante (por mais "iluminado" - LOL - que ele ache que esteja - puta mentira).

Desta forma a presença ou até mesmo necessidade (por isso o pagamento de Gurdjieff ao respectivo "aluno") neste tipo de grupo para "balançar" a "cristalização" do grupo nesse caminho tão "iluminado". Algo por aí ;-)

E perceba que você está em um grupo para adquirir uma ferramenta ou uma técnica com começo meio e fim.

Os grupos do 4º Caminho são grupos eternos, de pesquisa do ser humano até a morte, com propósitos bem mais distintos e diferentes dos grupos existentes.

E exige muito Trabalho com "T" maiúsculo. Não é apenas trabalho.

Existirão outros motivos ou tendências para responder aos “Porques” referentes ao Trabalho de Gurdjieff.

No meu ponto de vista, somente ele (Gurdjieff) poderia responder a esses “Porques”.

E muitas vezes mesmo que ele responda a estas perguntas, a resposta será muito diferente daqui alguns anos. (o grupo e o proposito em constante “evolução” - movimento)


A realidade no seu entorno

Seria como gerar ou deixar a realidade que está fora de você completamente incontrolável agir, e observar você mesmo como todas as tuas ferramentas adquiridas (no curso) na técnica, na vida passar por mais esta montanha.

Ela pode ser o Vulcão Agung, o monte Everest ou o Monte Olympus em marte. Cada um com sua dificuldade ou desafio.

Existem hierarquias nesse campo (grupo):

O que está a mais tempo ensinando, as pessoas do grupo que na média tem seus integrantes em desenvolvimento, o indivíduo para desequilibrar o grupo, e o grupo formado com a sua grande maioria sabendo do proposito de criação do grupo.

Se todos olharem para a mesma direção (foco) em algum momento perdem o que está ao seu redor. Foco é bom, mas não sempre. Foco é necessário para momentos pontuais. O estado de presença ajuda em grande parte nos demais momentos.


Cristalização

Por isso em grupos Gurdjievianos também se fala em cristalização.

Com frases comuns de:

“Já sei”,

“Faço isso há muito mais tempo que você”.

“Você fez o exercício? – Claro que não! Já faço isso há tanto tempo que não preciso mais”.

Na sua grande maioria traz um aroma de rigidez no sentindo de negativa ao movimento, a descoberta, a curiosidade.

Neste caso, (meu olhar), se você tem indícios ou aromas desse tipo de comportamento E você quer, precisa, ainda tem curiosidade de se manter como buscadora, encontre outro grupo que lhe atenda, crie um outro grupo.


Sobre este individuo (ovelha negra).

Tenho algumas teorias sobre o “personagem” dentro desse tipo de grupo.

Ele pode ser um MEGA buscador conhecedor de si mesmo e detentor de sabedoria para gerar esse tipo de estimulo nos outros presentes no grupo de diferentes formas.

Existe aí uma Maestria. Um equilíbrio instável entre o dual: Escuro e Claro.

Exemplo no circo: O Palhaço: sabe muito do ato que vai fazer (das técnicas de malabares, acrobacias, etc...) e ainda consegue colocar mais uma camada de palhaço acima de todas as demais: maestria pura.

Ou o indivíduo que não faz parte do grupo e que está lá apenas para tumultuar. Para este não há proposito em fazer parte do grupo assim ele desestabiliza o mesmo.


Gostei da sua pergunta, me fez refletir mais sobre o prêmio da busca, ou o propósito da escolha de se fazer parte de qualquer grupo ou técnica ou estudo.



 
 
 

Comments


2022 - 2023 por AlexeiCaio ©

bottom of page