top of page

Os textos aqui utilizados são releituras e/ou partilhas de outros textos e autores. Em alguns casos, tem minha contribuição pessoal. Se está disponibilizado aqui, com muita certeza tem meu olhar e meu acolhimento. Eu aproveito e muito o meu tempo para compartilhar coisas boas e acrescentando algumas coisas.

Outro ponto importante sobre a publicação destes textos é que são para uma auto-reflexão. Ver como o texto nos “toca” e desperta. É um lindo exercício de auto-observação e identificação.

Não são fórmulas de solução ou “receitas” de bolo para a respectiva “dor”. Existem, na nossa diversidade, diversas soluções para as diferentes dores para cada momento de cada um. ;-)

Existirão textos que apontarão para desconfortos maiores interiormente e que por inconsciência iremos projetar para fora. Peço que se observe e se trate o melhor possível. Todos estamos caminhando em nossas jornadas.

Também partimos da base de que não podemos saber o grau de dificuldade que o outro enfrenta ou está em seu momento de vida, nem da profundidade de suas feridas que têm relação ao assunto tratado. Tudo no seu devido tempo. Partimos da base também, que a outra pessoa provavelmente vai demorar a curar seu padrão (igualmente nós nos demoramos com os nossos) e que provavelmente, terá que fazer muitos alinhamentos/trabalhos, sendo mostrado uma e outra vez, quando ela repete seu padrão (sobre esse assunto pode-se chegar a acordos ao final da comunicação). Precisamos lembrar que possivelmente estamos lidando com pontos cegos, tanto da outra pessoa como com os nossos, e que isto leva tempo para ser processado.

Fiquem bem !

753 Code: O Código Samurai para uma Vida Melhor

  • Foto do escritor: Alexei Caio
    Alexei Caio
  • 10 de ago. de 2020
  • 5 min de leitura

O Código 753 refere-se à:

7 Virtudes do Guerreiro, presente no Bushido;

5 chaves para a Saúde;

3 estados da Mente.

É um Código que leva em consideração a Cultura Marcial e a Vida Guerreira, mas que pode ser aplicado a vida de qualquer pessoa, trazendo resultados extraordinários para o Desenvolvimento Pessoal.

Apesar de ser baseado na Cultura Samurai, esse código fez parte, direta ou indiretamente, de todas as civilizações guerreiras, que entendiam a necessidade de parâmetros (guias) para uma vida plena.

Nos dias de hoje, mais que nunca, faltam códigos de conduta e pessoas dispostas a segui-los, quando não forçados a isso.

Vivemos em um mundo de valores invertidos.

Vivemos na Kali Yuga (Idade do Vício), onde o certo é visto com estranheza e o erro é louvado como esperteza.

Vivemos em um mundo de extremos e extremismos.

As pessoas da nossa geração estão cada vez mais perdidas.

Buscam a Liberdade, mas desconhecem o respeito. Por isso, tornam escravas dessa busca.

Buscam o Amor de forma egoísta. Por isso não o encontram.

Buscam a Justiça no benefício próprio. Por isso geram o fanatismo.

Buscam a Beleza, mas esquecem a contemplação.

Querem Amizades sinceras, mas desconhecem a Lealdade.

Cultuam o “corpo perfeito”, mas esquecem de deixar a alma leve e desintoxicada.

Por isso, há que se ter um Código. Uma Trilha.

Há que se querer, ao menos, hoje ser um pouco melhor que ontem.

Se você não tem um código ou trilha procure entender o Código 753 e sinta-se à vontade para usá-lo.

As 7 Virtudes Samurais

GI – Justiça e Moralidade

A Justiça não é dada por homens, mas sim pela própria justiça. Aqui também fala de Honestidade e Retidão, onde não existem tons de cinza, não existe o meio termo: se algo não é certo, é errado. A Vida Moral consiste em buscar sempre a ação correta, por isso, todas as ações devem ser cuidadosamente analisadas.

REI – Polidez e Cortesia,Amabilidade

Acima de tudo deve haver o Respeito. Mesmo diante de um inimigo o Respeito e a Cortesia devem ser absolutas, porque, mais que uma ação externa, essas virtudes são estados internos.

Uma vez que você adota o Respeito e a Cortesia como diretrizes para lidar com as outras pessoas, você decide influenciar positivamente o seu mundo.

YUU – Coragem, Bravura Heroica

Contrário do que muitos acreditam, Coragem não é contrário de medo.

Coragem é agir apesar do Medo, com Respeito e Cautela. Essa Ação é o que os Espartanos chamavam de Andrea, a Bravura Heroica.

Viver é arriscado. Assumir esse risco é a melhor forma de aproveitar tudo que a vida tem para oferecer.

MEIYO – Honra e Glória

Dentro da Phobologia – A ciência do medo – dizemos que o último patamar para lidar com o Medo é “Agir pela Glória”.  E essa talvez seja o maior paradoxo da vida guerreira, pois ao mesmo tempo que devemos agir pela Glória, devemos buscar o “Dever pelo Dever”.

Ou como dizia Mario Quintana: “Quem pretende apenas a Glória não a merece”, semelhante ao que dizia Buda: “Quem busca o Nirvana não encontra o Nirvana”.

A grande verdade por trás disso é que você deve ser o único juiz de suas ações e da sua Honra. Seus Pensamentos direcionam seus sentimentos. Seus Sentimentos direcionam suas ações. Suas ações, as escolhas que você faz, dizem quem você realmente é.

Agir pela Glória é cumprir o Dever pelo Dever. É agir pela Honra. É ser protagonista da sua vida. Arquiteto do seu destino.

Agir pela Glória é reconhecer o certo e seguir por essa Trilha, por mais difícil que seja.

Agir pela Glória é saber que “Desonra é como uma cicatriz em uma árvore. Que o tempo, em vez de curar, só ajuda a aumentar.”

JIN – Compaixão, Benevolência

É, basicamente, usar sua força para o bem dos outros.

É reconhecer que a nobreza da alma está na amizade, no amor, na solidariedade sem nenhum tipo de interesse.

É ser bom, apenas por ser bom.

Estes são os maiores atributos da Alma.

MAKOTO – Sinceridade, Honestidade

Helena P. Blavatsky dizia que “Não há nada superior à Verdade“.

Assim como para a Justiça, para a verdade não existem tons de cinza. Se algo não é 100% verdade, logo é mentira. Por mais que se tente justificar.

Tudo que não for uma verdade absoluta é mentira e deve ser evitada.

CHUU – Dever e Lealdade

Os espartanos, quando em formação de combate, não utilizavam seus escudos para proteger-se, mas sim, para proteger o guerreiro ao seu lado. Cada um sabia, que sua vida dependia do seu irmão de armas. Mas também sabiam que podia confiar cegamente que o escudo sempre estaria presente.

Os Samurais eram extremamente leais àqueles que estavam sob seus cuidados. Davam suas vidas para protege-los.

Os Templários, quando capturados, eram imediatamente mortos, pois não entregavam seus companheiros nem sob a mais pesada das torturas.

Estes são apenas alguns exemplos da Lealdade guerreira.

Mas, mais importante do que morrer em nome da Lealdade é viver em nome dela.

Sobre o Bushido

Bushido significa literalmente “caminho do guerreiro”.

Era um código de honra não-escrito e um modo de vida para os samurais, que fornecia parâmetros para esse guerreiro viver e morrer com honra. Para essa classe guerreira, seguir o bushido, era dar ênfase à lealdade, fidelidade, auto sacrifício, justiça, modos refinados, humildade, espírito marcial e honra acima de tudo, morrer com dignidade.

Formado e influenciado pelos conceitos do Budismo, Xintoísmo e Confucionismo, o código de honra do guerreiro samurai, conhecido como bushido, surgiu da combinação dessas doutrinas e religiões.”

As 5 Chaves para a saúde

Nutrição Racional – Alimentação Saudável e Balanceada.

Como regra geral, evitando os 4 venenos brancos (Açúcar, Sal, Farinha de Trigo, Leite pasteurizado).

A Nutrição Racional também envolve o “alimento da alma”, como bons pensamentos, boas leituras, boas conversas, etc.

Exercícios Sensatos – As Atividades Físicas são extremamente importantes para a saúde, mas devem ser executadas com cuidado e cautela. Conheça e Respeite seus limites.

Descanso Eficiente – Começa com uma boa noite de sono e com pausas estratégicas entre as atividades. A Qualidade do Descanso é mais importante do que o tempo. Aqui também inclui respeitar seu período de férias.

Higiene – Tanto física quanto mental.

Atitude Mental Positiva – Existe uma lenda indígena que diz que dentro de você existem dois lobos lutando. Um é bom e outro mau. Vence o que você alimentar melhor. Uma Atitude Mental Positiva trata da forma que você vai reagir aos estímulos externos. Como você DECIDE ver as coisas.

Não se trata de mentir para si mesmo ou enganar-se, mas de como você pode se capacitar para enfrentar os desafios do dia-a-dia.

Os 3 Estados Mentais

Zanshin

É o Aqui e Agora. É traduzido como “Restante Espírito” ou O espírito que Permanece, que continua.

É um estado de Foco antes, durante e depois da execução de uma tarefa ou atividade. Como um estado de prontidão constante, Zanshin faz com que você permaneça conectado com aquilo que realizou, com o espaço e com o tempo.

MuShin

Significa “Mente sem Mente”. É a Mente como um espelho, que apenas reflete, mas não julga. Representa um estado mental sem Medos, Ansiedade, Desejos ou Raiva.

É representado por um lago que reflete claramente o que o cerca quando suas águas estão calmas, mas as imagens são obscurecidas quando suas águas são agitadas. É o que chamo de “Estado de Montanha“.

Fudoshin

Significa “Mente imóvel”. É a Mente que atendeu todos os desafios da vida e alcançou a serenidade. É uma estabilidade física e mental.

Pode ser visto como o estado de máxima resiliência e é representado por uma Rocha que recebe insultos sem se mover, um rio que recebe golpes e continua seu fluxo ou os galhos flexíveis de uma arvore, que aceita a tempestade ou a nevasca, sem se quebrar.

É a Calma e a Paz no olho do Furacão.



2 Comments


henriquedasilvacesar62
Jun 25, 2024

um código bom de se seguir

Like
Alexei Caio
Alexei Caio
Jun 25, 2024
Replying to

Ola Henrique!!! Eu tambem concordo com voce! São valores e virtudes guias, considerando que haja uma boa educação anterior que faça ser possivel de se praticar. Como hoje em dia me questiono muito sobre o padrão e qualidade da formação do individuo, como podemos olhar para valores mais "sofisticados" trazidos por este "codigo"? Para refletir um pouco ;-)

Like

2022 - 2023 por AlexeiCaio ©

bottom of page